Get Adobe Flash player

Samhaim 

 

 

A mesa de Samhain é ornamentada de preto e laranjado. Roxo também é uma opção. Não podem faltar nozes e grãos, e maças. Romãs são bem vindas, se encontradas. A bebida de Samhaim é a sidra. Neste sabá os animais que não podem ser alimentados durante o inverno são abatidos, assim sendo, carnes no geral são comidas deste Sabá, principalmente a carne de porco (por suas conexões com Ceridewn, a Grande Porca, a Mãe que devora seus filhos). Ainda, é a época da colheita de maças e abóboras, sendo maças e sidra, bem como a torta de abóbora, tradicionais na mesa de Samhaim. 

Costelinha de porco ao molho de ameixas

Ingredientes:

1,5 kg de costelinha de porco

1 colher de chá de noz mosca

da ralada de fresco

1 colher de sopa de mostarda de Dijon

1 colher de chá de pimenta preta moída

1 colher de sopa de molho inglês

1 colher de sopa de açúcar mascavo

½ colher de sopa de sal

2 dentes de alho grandes

2 folhas de louro

1 colher de chá de pimenta rosa

1 colher de chá de alecrim fresco cortado fino

200 gramas de ameixa seca sem caroço

¼ de xícara de vinagre balsâmico

¼ de xícara de conhaque

3 cebolas médias

Modo de preparar:

Limpe a costelinha, retirando o excesso de gordura. Misture o sal, açúcar, molho inglês, mostarda, pimenta, noz moscada, louro e os dentes de alho esmagados fazendo uma pasta, e esfregue por toda a extensão da costelinha. Reserve.

Coloque as ameixas de molho em água suficiente para cobri-las. Reserve.

Corte as cebolas descascadas em 4, e separe as pétalas. Misture com o vinagre balsâmico e o conhaque, tempere com uma pitada de sal, a pimenta rosa esmagada e o alecrim. Coloque em uma forma rasa, e asse em fogo brando até a cebola estar transparente e macia. Escorra a cebola, reservando o líquido restante.

Coloque a costelinha para assar. Se desejar, ponha batatas em rodela na forma, para assarem no molho e na gordura da costela. Cubra com papel alumínio e asse por uma hora em fogo médio. Retire o papel alumínio para a carne dourar e asse por mais meia hora.

Escorra as ameixas, bata no liquidificador com o liquido que sobrou das cebolas assadas e apure no fogo até estar na consistência de um purê ralo.

Sirva a costelinha com as cebolas e o molho de ameixas.

Torta de abóbora

Ingredientes:

Massa:

250 gr de farinha de trigo 

1/2 xícara de chá de manteiga

Uma pitada de sal 

4 colheres de sopa de água gelada

Recheio

2 latas de leite condensado 

2 ovos

1 colher de chá de canela-da-china em pó 

1/2 colher de chá de gengibre em pó 

1/2 colher de chá de noz-moscada 

1/2 colher de chá de sal 

2 xícaras de abóbora assada em papel alumínio no forno e amassada. Qualquer abóbora serve, mais quanto mais colorida e seca for a polpa, melhor.

Amasse os da massa com as mão até dar o ponto de uma massa maleável. Deixe na geladeira descansando por pelo menos 20 minutos. 

Bata todos os ingredientes do recheio no liquidificador.

Forre uma assadeira de cerca de 25 cm de diâmetro com a massa. De preferencia uma de aro removível. Despeje o recheio por cima e asse até o recheio ficar firme (cerca de uma hora, a depender do forno).

Sirva fria. Chantilly fresco polvilhado com noz moscada é um bom acompanhamento.

MudWoman.