Get Adobe Flash player

Pergunta: Por que as pessoas se tornam Wiccanas?
Um leitor me escreveu com a seguinte dúvida: "Eu não sou Wiccano, mas eu estou tentando entender porque as pessoas estão deixando o cristianismo para seguir Wicca. O que é que faz as pessoas virarem as costas para um Deus de amor e paz e cultuar os deuses Wiccanos?"

Resposta:
Esta resposta virá de diferentes formas, então pense comigo por um minuto. A primeira, e possivelmente coisa mais importante a lembrar é que nem todos eram cristãos, para começar. Há muitas pessoas na comunidade pagã Wiccana que nunca foram cristãs. Algumas foram criadas em famílias agnósticos ou ateus, outras em famílias judaicas, etc. Então, vamos tentar deixar de lado o conceito de que todos os Wiccanos são simplesmente insatisfeitos cristãos.
A segunda coisa que precisa ser mencionado é que para a maioria dos wiccanos e pagãos, não é uma questão de fugir de alguma coisa, mas caminhar para alguma coisa. Para aqueles que eram cristãos, não basta acordar um dia e dizer: "Eu odeio o cristianismo, eu acho que vou ser Wiccano". Em vez disso, a maioria das pessoas que passaram anos sem fim sabendo que precisavam de algo diferente do que eles tinham. Eles passaram tempo procurando e procurando, até que encontraram um caminho no qual o seu espírito estava mais satisfeito.
Agora que isto foi dito, por que as pessoas se tornaram Wiccans? Bem, as respostas são tão variadas quanto as pessoas que fazem parte da Wicca. Algumas das possíveis razões para se tornarem wiccanas incluem - mas não estão limitados a:
• A Wicca ter polaridade entre o masculino e o feminino. Algumas pessoas acham que esse equilíbrio seja mais do seu agrado do que uma comunidade patriarcal.
• Uma necessidade de aceitação. A Wicca não tem restrições ou imposições contra a homossexualidade, bissexualidade, ou ser transgênero. Alguém na comunidade GLBT precisando de realização espiritual pode ser atraído para a Wicca, pois sabem que serão aceitos sem qualquer discriminação em relação à forma como se relacionem afetiva ou sexualmente.
• Uma sensação de que há alguma coisa diferente lá fora. Para muitas pessoas, a idéia de um único Deus parece ilógico. Muitas pessoas são atraídas pelos aspectos politeístas do Paganismo e da Wicca.
• A necessidade de se reconectar com a natureza. Em nossa sociedade de ritmo acelerado, mais e mais pessoas estão se conscientizando da necessidade de ficar ao ar livre, longe da cidade, e se reconectar com a terra assim como nossos antepassados o fizeram. A Wicca abraça a ligação entre o homem e a natureza, e encoraja as pessoas a encontrar o divino em todas as criações da natureza.
• O Paganismo e Wicca são bastante flexíveis. Não há uma doutrina definida, nenhum livro universal grande de regras, e sem hierarquia da igreja. Isto significa que as pessoas podem praticar sua fé da maneira que quiserem.
• A necessidade de fortalecimento pessoal. A Wicca e outros caminhos pagãos colocam muita ênfase na responsabilidade pessoal. Se alguém comete um erro, eles devem aprender a viver com os resultados, e eles não poderão escapar das conseqüências dizendo que era a vontade de Deus.
Independentemente do motivo pelo qual alguém se tornou Wiccano ou pagão, não é raro ouvir pessoas dizerem que encontrar o seu caminho espiritual lhes dá uma sensação de "voltar para casa", como se fosse onde eles deveriam estar o tempo todo. Eles não viraram as costas para outra fé, mas simplesmente abriram seus espíritos para algo mais.
*Artigo traduzido e adaptado do original “Why Do People Become Wiccan?” de Patti Wiginton no Site about.com.
Erynn Dè Dannan