Get Adobe Flash player

 

Sou uma pessoa crente no poder das palavras e na força de nosso pensamento, e assim também o eram os egípcios antigos.
Em suas crenças, a língua tanto falada como escrita seria uma criação dos Deuses, e sendo assim davam a ela uma função de sagrada. O universo havia sido criado também através da vibração das palavras (sabe aquela história de do verbo se faz carne? Tem origem egípcia).
Quem já teve a oportunidade de participar de algum ritual com a minha participação, pode perceber que gosto de colocar algumas palavras egípcias em meio a elas, mas afinal, isso é mesmo necessário?
Sinceramente? Não. Não acho necessário, pois, como sabemos, ninguém sabe ao certo como era a pronuncia correta das palavras, porém tentamos aproximar. Mas o fato de você tentar resgatar a língua dos antigos nos seus rituais acaba enriquecendo-o e ajuda na criação da atmosfera mágica. Isso também é válido se você busca o resgate da língua da divindade a qual você vai cultuar, podendo usar um grego ou uma língua nórdica.
Quando falo da utilização da língua, não falo necessariamente fazer o ritual todo em uma linguagem diferente, afinal isso causaria uma atmosfera não mágica para os que estivessem participando e não entendessem nada do que você fala, por isso é importante dosar. Colocar um “iwy ne hotep”, ou seja, “bem vindo em paz” no final da invocação de cada quadrante acaba embelezando o ritual.
Como dito anteriormente, as palavras tem poder, e a antiguidade dessas acabam ajudando no objetivo proposto dentro de cada prática.
Na questão escrita você também nota um grande diferencial, até mesmo quando falamos no sentido artístico. Fazer uma caixa para uma divindade e colocar nela um texto em hieróglifos faz renascer todo o poder da antiguidade. Sinto como se a divindade estivesse mais presente e mais receptiva através desse ato. Os egípcios eram muito ligados as artes, e os hieróglifos falam aos nossos ancestrais.
Para fecharmos o assunto é isso que eu tenho a dizer a vocês, buscarem algumas palavrinhas das divindades que cultuam para dar uma beleza a mais aos seus rituais. Acaba mostrando o cuidado que você teve ao preparar tudo.
 
Jamekef Aser ne Aset